(67) 3327-2829

Rua Dr. Zerbini, 947 - Chácara Cachoeira

Norton Riffel Camatte: “Tivemos resultados expressivos em 2022, e vamos continuar trabalhando muito no próximo ano”

Presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso do Sul pela quarta vez faz um balanço do trabalho da diretoria da instituição neste ano

Por APREMS
20/12/2022 · Notícias

A diretoria da Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso do Sul (Aprems) encerra o ano de 2022 com a entrega de importantes resultados e com o cumprimento de praticamente todas as metas estabelecidas no início do ano. 
O presidente da Aprems, Procurador Norton Riffel Camatte, explicou o motivo dos êxitos conquistados pela associação neste ano, e também adiantou o principal fator de atuação para 2023: “sempre trabalhamos muito, e vamos continuar assim, para continuar trazendo bons resultados para a categoria”, explicou. 
“O apoio de todos os diretores foi fundamental para que alcançassemos estes resultados”, complementou.
Norton Riffel Camatte listou mais de uma dezena dos êxitos conquistados pela Aprems neste ano. 

Aproximação com o gabinetes da PGE e Corregedoria.

 A nossa primeira providência na Aprems foi aproximar a entidade com o gabinete da Procuradoria-Geral do Estado e com a Corregedoria, para sempre caminharmos juntos nos projetos de interesse da categoria. 

Campanha de filiação

Nós constatamos que haviam vários Procuradores desfiliados, e a arrecadação da Aprems estava no mínimo para a manutenção da sede. O que fizemos foi uma campanha de retorno dos Procuradores, para que eles se associassem novamente, à Aprems e à Anape. Isso resultou no aumento da arrecadação da entidade, que agora conta com valores suficientes para se manter. 

Mais promoções

Como fruto das negociações com a Procuradoria-Geral, conseguimos o aumento das chefias e dos cargos na categoria especial. Esse trabalho resultou em aproximadamente 60 promoções no quadro de Procuradores do Estado.

Indenizações

“Também tivemos uma outra negociação de sucesso com a PGE e com o Poder Executivo: conseguimos a atualização dos valores das indenizações.”

Gestão dos honorários: 

“Com a aprovação da Lei Complementar 273/2021 por unanimidade na Assembleia Legislativa, trouxemos para a Aprems a administração e gestão dos honorários advocatícios da classe.”

Honorários para todos:

“Na mesma Lei Complementar 273, asseguramos o pagamento dos honorários a todos os Procuradores, incluindo os inativos. Aos aposentados, ficou assegurado o pagamento mensal e o décimo-terceiro salário, e aos aos Procuradores em atividade, o pagamento mensal, sobre as férias e também sobre o décimo-terceiro salário.”

Mais eventos

“Para ampliar e melhorar o relacionamento entre os Procuradores, estimulamos e promovemos eventos que permitiram a convivência fraterna entre os integrantes da classe.” 

Acompanhamento constante

“Alteramos as reuniões ordinárias para semanais, como forma de melhor discutir e administrar as questões classistas.”

Participação na OAB

“Participamos ativamente da eleição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS), e asseguramos a maior participação da história dos Procuradores do Estado nas comissões da Ordem. A Comissão de Advocacia Pública voltou para um Procurador do Estado. E também assumimos posições importantes no Conselho da OAB e na diretoria de comunicação.” 

Articulação política

Recebemos na sede da Aprems os candidatos ao governo de Mato Grosso do Sul e, nestas ocasiões, debatemos os pleitos de interesse do Estado e dos Procuradores. 

Conselho Gestor

Criamos o Conselho Gestor dos Honorários para administrar as verbas, dando a estes recursos, uma destinação mais eficaz.

Conselho Político

Todos os ex-presidentes da Aprems passarão a ter uma participação opinando e aconselhando nas decisões políticas a serem tomadas na Aprems. Com este novo conselho, buscaremos manter, a serviço dos procuradores, a experiência dos ex-presidentes. 

Aproximação política

Intensificamos as visitas institucionais aos deputados estaduais e aos secretários de Estado. Visitamos quase todos os gabinetes na Assembleia Legislativa. Levamos os pleitos dos Procuradores e as necessidades da carreira para melhor atender aos interesses da sociedade. Também aproximamos a categoria da classe política.

Quinto Constitucional

Pela primeira vez, a Aprems participou diretamente do processo de escolha para o cargo de desembargador pelo Quinto Constitucional, apoiando a colega Fabíola Marquetti Sanches Rahim, que conseguiu expressimo reconhecimento tanto por parte da classe dos advogados, quantos do Poder Judiciário, obtendo significativas votações.  

Reforma da Sede

Efetivamos a reforma da sede social da Aprems, de forma a adequá-la as atividades culturais e de lazer, incentivando o convívio, atividades culturais e, especialmente, o espírito de corpo da categoria.