(67) 3327-2829

Rua Dr. Zerbini, 947 - Chácara Cachoeira

Nova diretoria da Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso do Sul toma posse

A criação de cursos educacionais, defesa das prerrogativas na Reforma Administrativa, e proposição de uma nova lei orgânica para a categoria, estão entre as metas da gestão de Norton Riffel Camatte, que assume a instituição pela terceira vez

Por APREMS
25/09/2020 · Notícias

A nova diretoria da Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso do Sul (Aprems) foi empossada na tarde desta quinta-feira (24). O cargo de presidente da instituição foi transmitido para o procurador Norton Riffel Camatte pelo procurador Renato Maia Pereira.
Camatti assume a presidência da Aprems pela terceira vez. Ele também foi presidente da instituição entre 1992 e 1994 e no período 2000-2002.
Participaram da cerimônia a procuradora-geral do Estado de Mato Grosso do Sul Fabíola Marquetti Sanches Rahim, o procurador-geral adjunto Márcio André Batista de Arruda, o procurador-geral adjunto do Estado do consultivo, Ivanildo Silva da Costa, a corregedora-geral, Carla Cardoso Nunes da Cunha, e os integrantes da nova diretoria da Aprems. 
Além da Camatte, na presidência, a nova diretoria da Aprems será composta pelos procuradores José Aparecido Barcello de Lima (vice-presidente), Kaoye Guazina Oshiro (secretário), Neusa Miranda e Silva (tesoureira), Adriano Aparecido Arrias de Lima (diretor de prerrogativas), Rafael Koehler Sanson (diretor de acompanhamento) e Wagner Moreira Garcia (diretor cultural e de comunicação).
Norton Riffel Camatte, em seu discurso de posse, lembrou que a nova gestão chega para agregar a categoria, dar mais visibilidade ao trabalhos procuradores, e propor uma nova lei orgânica para a categoria. “Vamos todos remar no mesmo barco, e teremos sempre o espírito de contribuição”, ressaltou.

NOVO CONCURSO
A procuradora-geral do Estado de Mato Grosso do Sul, Fabíola Marquetti Sanches Rahim, destacou as conquistas recentes da categoria, como a ADI 6292, que garantiu a atuação dos procuradores do Estado também na administração indireta, garantindo as prerrogativas da categoria. Na ocasião, ela informou, em primeira mão, da realização de concurso para suprir a demanda aberta após a decisão do Supremo Tribunal Federal.
“Essa decisão consolidou nossa carreira, e obtivemos do governador (Reinaldo Azambuja - PSDB) a autorização para fazermos um novo concurso”, informou. Este novo concurso não delimitará um total de vagas, mas vai criar um cadastro de reserva. Ainda não há a informação de quando o edital deve ser lançado.  

NOVA GESTÃO
Como lembrou Norton Riffel Camatte, a nova gestão da Aprems irá atuar em diversas frentes para fortalecer a categoria. Será feito um trabalho intenso de defesa das prerrogativas, e a instituição também pretende contribuir, em parceria com a Associação Nacional dos Procuradores do Estado (Anape), no debate da Reforma Administrativa que tramita no Congresso Nacional. A criação de cursos educacionais, voltados à preparação para concursos, e também para aperfeiçoamento dos profissionais, também é um dos objetivos da instituição. 

A nova gestão da Aprems irá se basear nos seguintes pilares:

Gestão transparente e participativa 
Defesa constante das prerrogativas da carreira
Fortalecimento do Fórum Estadual das Carreiras de Estado 
Proposta de uma nova Lei Orgânica 
Fortalecimento do colegiado 
Fortalecimento dos vínculos associativos
Honorários advocatícios 
Defesa das propostas já aprovadas pela categoria 
Criação de um conselho de ex-procuradores gerais e ex-presidentes da Aprems 
Revisão, manutenção e ampliação dos convênios 
Criação de uma escola preparatória de concursos 
Tornar públicos atos relevantes dos procuradores 
Criação de um espaço de convivência na PGE 
Definição da destinação da nova sede social