(67) 3327-2829

Rua Dr. Zerbini, 947 - Chácara Cachoeira

Lidiane Lorenzoni: “O trabalho no gabinete vai além do jurídico, é também um trabalho de gestão”

A Procuradora-Chefe da PAG fala sobre sua experiência na chefia de gabinete e do aumento da confiança dos gestores na atuação da PGE

Por APREMS
30/05/2022 · Notícias

A procuradora-chefe da Procuradoria de Assessoria ao Gabinete (PAG) da Procuradoria Geral do Estado, Lidiane Cristina Cornaccini Sallesse Lorenzoni testemunhou, ao longo de um período de mais de 10 anos, as mudanças nas demandas para a PGE. Em uma função que vai muito além do trabalho jurídico, que também tem como requisito o trabalho de gestão, ela comemora o aumento da confiança no trabalho dos Procuradores do Estado, sobretudo nas áreas de consultoria e de solução e prevenção de litígios.
Na PAG há pelo menos 12 anos, e na chefia da procuradoria desde 2019, Lidiane resume os desafios desta importante especializada da PGE. “ O trabalho no gabinete não é somente o trabalho jurídico, mas também um trabalho de gestão, lidamos com assuntos que envolvem toda a PGE e repercutem no âmbito de todo Estado.”
Segundo Lidiane, na Assessoria ao Gabinete é necessário entender os desafios e as dificuldades de outros setores, dos órgãos públicos em geral e, a partir daí, atuar para prestar o melhor serviço. “O que procuramos fazer aqui é sempre atender da melhor forma possível e oferecer o melhor serviço, tanto para os órgãos da administração pública e entidades, quanto para o cidadão”, destaca.
E para cumprir a missão de prestar o melhor serviço ao cidadão e ao poder público, Lidiane diz como gosta de atuar. “Meu perfil é de resolver da forma mais simples possível. E também de criar mecanismos de prevenção e solução de litígio”, descreve.
Ela cita três exemplos de trabalhos recentes do gabinete: um termo de acordo firmado com o Tribunal de Justiça para o pagamento de honorários periciais, a alteração da Lei 1.102/90, sobre o prazo de análise de requerimento de aposentadoria, assuntos que geravam diversas ações judiciais, e a criação da Câmara Administrativa de Solução de Conflitos (CASC) como órgão da PGE.

Valorização da PGE
Ao longo dos 12 anos no PAG, Lidiane conta que viu as demandas para a Procuradoria Geral do Estado mudarem. “ A atuação da PGE na parte consultiva cresceu muito. Tudo isso pela confiança dos gestores no trabalho que desenvolvemos”.
Solução de conflitos
Conforma a procuradora-chefe da PAG, a criação da Câmara Administrativa de Solução de Conflitos (CASC) é mais um passo na direção de aumentar a visibilidade e a confiança da Procuradoria Geral do Estado perante outras instituições e a sociedade.
“Essa nova visão da PGE é de uma procuradoria que não busca somente volver lucros para o Estado, buscamos também reconhecer no interesse do cidadão um interesse público a ser tutelado”.
A CASC atua em processos já judicializados ou em conflitos que ainda não foram ao Judiciário.

Carreira
Antes de atuar no Procuradoria de Assessoria ao Gabinete, Lidiane Cristina Cornaccini Sallesse Lorenzoni, que ingressou na PGE em 2005, também atuou na Procuradoria Regional de Paranaíba, e na Procuradoria de Assuntos Tributários (PAT).
Ela também é pós-graduada em Direito Tributário e em Mediação, Conciliação e Arbitragem.