(67) 3327-2829

Rua Dr. Zerbini, 947 - Chácara Cachoeira

Inteligência artificial domina os debates no VII Encontro Nacional de Procuradores Fiscais

Evento foi realizado no Rio de Janeiro e contou com participação de procuradores de MS

Por APREMS
13/05/2019 · Notícias

Um olhar para o futuro, esta é a definição dos procuradores do Estado de Mato Grosso do Sul tiveram do VII Encontro Nacional dos Procuradores Fiscais, realizados entre os dias 8 e 10 de maio, no Rio de Janeiro (RJ). Os procuradores de MS, Nilton Kiyoshi Kurashi, Luiz Paulo dos Reis, Rafael Saad Peron e Fábio Jun Capucho, que estiveram no evento, elogiaram a organização, e afirmaram que o objetivo, de promover a eficiência na atuação dos procuradores desta área, foi cumprido.

Conforme Nilton Kiyoshi Kurachi, chefe da Procuradoria de Assuntos Tributários de Mato Grosso do Sul, a inteligência artificial, manifestada por meio do processo de informatização das procuradorias-gerais de todo o Brasil, e pelo conceito de big data (análise de grandes volumes de dados), dominou as discussões entre os procuradores. “Discutimos muito sobre o tema para lidar com a questão de massa das procuradorias fiscais ou tributárias. Falamos sobre os sistemas de T.I. (tecnologia da informação) já existentes, e os que podem ser criados, não somente para atender uma procuradoria específica, mas para que isso ocorra em conjunto, com todos os estados tendo acesso ao sistema”, explicou Kurachi.

Também houve discussões sobre outros temas, como por exemplo, a atuação dos procuradores em seus respectivos estados nos crimes contra a ordem tributária. Palestras com o autor português Nuno Vilas Boas, sobre arbitragem, e com o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Gurgel de Faria, sobre prescrição, completaram o evento.

“Foi muito bem organizado e prestigiado. Um evento plenamente consolidado no calendário da advocacia pública estadual”, afirmou Fábio Jun Capucho. “Com a introdução da deliberação sobre enunciados, se coloca como fórum de debates relevante para o Direito Público, especialmente nas áreas tributária e financeira, em plena coerência com a missão da Anape (Associação Nacional dos Procuradores do Estado)”, completou.

“Os encontros fiscais são sempre muito proveitosos, porque neles os colegas sempre trazem suas experiências e ideias colocadas em prática nos seus estados de origem”, elogiou o procurador Luiz Paulo Reis.

O VII Encontro Nacional dos Procuradores Fiscais foi promovido pela Anape, Associação dos Procuradores do Estado do Rio de Janeiro (Aperj) e contou com o apoio da Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso do Sul (Aprems).